Blazer com Vestido – Como usar

olivia

Dando continuidade ao tema “Blazer Branco” resolvi fazer um post sobre uma das formas mais estilosas de usar a peça e também uma das que geram mais dúvidas, que é a combinação de blazer com vestido.Todos os looks do post são com blazer branco, mas as dicas de uso valem para os blazeres de uma forma geral.

Dica Nº1: O blazer clássico é aquele que tem modelagem ligeiramente ajustada, com ombros proporcionais, ombreiras discretas, e que termina na altura do quadril. Algumas variações nos botões, nos bolsos ou na lapela, são permitidos. O spencer é curtinho, terminando na altura da cintura e o oversized como diz o nome, é todo maior. Na hora da compra dê preferencia ao clássico, quando você já o tiver, parta para os outros modelos.

Dica Nº2: Se atente as proporções. Quem precisa agregar volume ao visual? Ninguém. O vestido escolhido pode até ter um pouco de volume, mas nada exagerado, a parte superior deve ser mais ajustada ou de um tecido “molinho”, fino, para que não dê a impressão de que o blazer está apertado ou “sufocando” você.  Veja o exemplo abaixo, onde o vestido é de seda, soltinho na medida, perfeito.

Dica Nº3: Quando o vestido tiver um volume um pouco maior na parte inferior, procure usar um blazer curto ou spencer, para não aumentar visualmente a região do quadril. Você não acha que se Katie Holmes tivesse usado um blazer curtinho teria ficado melhor? O vestido de couro com saia de pregas + blazer é um pouco arriscado.

O exemplo de Emma Watson é extremo, mas serve para ilustrar minha dica; como a saia do vestido é bastante volumosa, a atriz usou um spencer para se proteger do frio na chegada de um evento, e o tirou na hora das fotos oficiais.

Dica Nº4: Assim como o preto, o blazer branco é básico, clássico e vai bem combinado com todas as cores, no caso de usá-lo com um vestido estampado, não é necessário que a padronagem do vestido tenha o branco entre suas cores, mas não restam dúvidas que fica muito bonito quanto a estampa harmoniza com o blazer.

Dica Nº5: Para as mulheres mais altas e com quadril proporcional, o blazer oversized  pode ser uma opção. Blazer oversized é aquele com corte um pouco mais folgado e que cobre o quadril, terminando na coxa. Fica muito bonito usado com vestidos curtinhos, quando ambos tem quase o mesmo comprimento.

Sarah Jessica Parker não é alta, então escolheu um vestido curtinho, o modelo oversized quase do comprimento do vestido deu charme ao que poderia ser um look quase comum.

 

Uma das combinações mais bacanas de se fazer é a do blazer branco com animal prints.

Dica Nº6: O tecido do blazer tem que combinar com o do vestido. O blazer de algodão é muito democrático, combina com vários outros tecidos e fica perfeito para os looks do dia a dia . Para os noturnos dê preferência aos modelos em shantung de seda, brocados, ou outro tecido nobre. Tenho um blazer de laise branco lindo, que fica perfeito sobre um vestido de tricoline, linho, jeans e até malha, mas não combina com um vestidinho de seda, jersey, ou com brilho. Se o vestido é mais alinhado, o estilo do blazer deve condizer com ele.

O look Dolce & Gabanna de Gisele Bundchen coordena blazer de shantung com vestido de renda. Aliás, repare como fica chic esta produção branco total, com a clutch verde dando um toque de cor. Arraso!!

Blake Lively também usou branco total. Na foto abaixo, o blazer traz um detalhe de brilho e fica claro que se trata de um look para a noite.

Dica Nº7: Use com vestido curto, justo e decotado. Fica ótimo para amenizar a pegada sexy, contrabalançar, dar um toque de elegância. O look de Annalynne Mccord poderia até ter ficado meio periguete mas o blazer salvou a pátria.

Dica Nº8: Use com um vestido de cor marcante. Fica muito bonito sobrepor o blazer branco a um vestido de cor bem viva.

Não é um vestido e sim um macaquinho, mas achei o look de Kourtney Kardashian tão fofinho…inspiração.

Com listras também fica bonito.

Dica Nº9: Com vestido longo. Pode ser um look do dia a dia ou noturno, lembre-se das dicas sobre o volume das peças e use sem medo. Uma boa dica para “alongar” sua imagem é usar um colar longo, que crie uma linha visual no seu tronco, como fez a moça da foto abaixo neste look lindo.

 

Como já falei, o blazer é uma peça coringa, e pode servir para dar um upgrade ao seu armário, conferindo elegância a looks simples, amenizando o ar sexy ou informal de outros, protegendo você do frio, enfim, é quase como bombril: Tem mil e uma utilidades.

Já estou preparando a parte 2 do post  Blazer branco – Como usar – Parte 1, com outras dicas.

Até o próximo, beijos.

Gostou deste post? Veja estes outros!

Kate-Upton-Cameron-Diaz-Leslie-Mann--Vogue-15Apr14-PA_b_426x639[1] julianne-hough emmanuelle+alt[1]

Comentários via Facebook:

Deixe uma resposta