Moda Feminina: As padronagens do momento

estampa portuguesa

Todos os dias quando abrimos nossas revistas favoritas, visitamos os blogs prediletos ou acompanhamos o Instagram das fashionistas, vemos notas e editoriais sobre as tendências, e o que está bombando no momento. Como você sabe, a moda “vem em ondas” como diz o Lulu Santos, e em certos momentos as peças lisas são predominantes, em outros, são as estampas.

Atualmente estamos no meio de um furacão de padronagens! Algumas estão com tudo e nem lembro de quando vi uma onda de estampas tão forte como a do momento. Fiz uma seleção das padronagens que estão em alta ou em plena acensão para que você fique por dentro e escolha sua preferida, ou preferidas.

Estampa Barroca:Caracterizada por uma padronagem rebuscada, cheia de arabescos, com motivos medievais, tecidos brocados, presença dos tons de dourado na estampa e de bordados.

Fiz um post completo sobre o tema: Moda Feminina: Tendência fashion – Barroca, e nele você pode saber como usar esta moda que pode parecer muito séria e meio “senhora” mas que é muito chic.

Animal Print Colorido: A estampa “de onçinha” como é conhecida nunca sai de moda, veja bem, nunca. É um clássico, e se você tem uma camisa de seda, saia, vestido ou outra peça nesta estampa, saiba que ela pode permanecer por séculos no seu armário e fazer bonito nos seus looks. Se você é fã desta padronagem, e quer usar algo diferenciado, procure por peças que tenham a estampa tradicional mas que fujam dos tons de marrom e preto e procure pelas peças coloridas.

Veja na foto acima uma peça com padronagem barroca e detalhes de animal print colorido.

Estampas Espelhadas: Como o próprio nome já diz, é aquela padronagem onde a estampa aparece refletida invertida dos lados da peça ou na parte superior e inferior. Tome come inspiração as criações da estilista Mary Katrantzou (do liiiiiiindo vestido abaixo) ou Peter Pilotto que também cria peças super diferentes.

Os estilistas pesquisam e sabem muito antes o que vai bombar e usam estes elementos em suas criações, se você reparar com cuidado no vestido acima, verá que ele também tem influências barrocas.

Estampa de Porcelana Portuguesa ou Chinesa: Esta promete ser a padronagem badalação dos próximos meses. Fique logo sabendo que ela vai aparecer em vestidos, conjuntinhos, blazeres e até biquinis, pode esperar.

A China começou a produzir porcelana há 1700 anos atras e no século 8 passou a exportar suas peças para o mundo, principalmente para o Oriente Médio e Europa. No século 16 a porcelana branca e azul era o destaque entre os produtos chineses e ao desembarcar em Portugal influenciou diretamente a produção de porcelana portuguesa que seguindo a estética da época passou a se inspirar nos motivos e nas cores das peças chinesas para produzir sua própria porcelana.

Na foto, vemos as Porcelanas Chinesas acima e as Portuguesas abaixo

É fácil perceber a semelhança entre as Porcelanas Chinesas do período entre os séculos 9 e 16 e as Louças Portuguesas que se tornaram tão populares e são bem típicas até hoje. Me acabei de excesso de bagagem quando estive em Portugal, e trouxe cada coisa linda deste tipo de porcelana que não dá nem pra contar.

Pois bem, a típica  louça portuguesa é uma das influencias mais fortes do mundo fashion no momento, Roberto Cavalli criou peças lindas sob esta inspiração, a Zara e outras marcas já colocaram em suas lojas. Abaixo peças de Roberto Cavalli resort 2013.

 

E falando do mix de tendências, no vestido abaixo temos a Portuguesa ( branco e azul) a Barroca ( arabescos) e a Espelhada ( estampa refletida). Aliás que vestido lindo não é mesmo ?

E você viu o vestido que a Jess Stein do Tuula Vintage está usando na foto ao alto, no começo do post? Amei!

Porcelana e Barroca são as influências do vestidinho fofito abaixo.

Estampa Étnica: Quando pensar em estampas étnicas, lembre das túnicas africanas, das capas dos indígenas americanos, ou dos nativos peruanos. É fácil confundir as étnicas com as gráficas ou ópticas, mas elas são diferentes. Amei o jeito do garotinho peruano levar seu bichinho de estimação. Tem estilo!!

As estampas étnicas são lindas, super estilosas e apesar de não serem propriamente uma novidade continuam super em alta. Eu investi em uma saia curtinha e justa e em vários acessórios que dão um charme em qualquer produção e podem se unir a outras tendências.

Morri com este look da foto abaixo! Lindo demais!!!

Quem não tem medo de ousar pode investir em peças como a saia abaixo. Lembre-se de deixar a peça se destacar e usar uma blusa básica, mas pode apostar em acessórios que seguem a temática étnica e criar algo único e bem estiloso.

Estampas Ópticas ou Gráficas: Sabe a expressão “ilusão de ótica” ? Pois bem, é isto que você deve procurar neste tipo de estampa. Estampas ópticas ou gráficas são aquelas que usam formas geométricas, distorcem uma forma padrão para criar outra, são estampas que confundem o nosso olhar.

Em sua coleção outono – inverno 2013, Tom Ford criou várias peças assim, e algumas ainda trazem outras influências.

Foi a partir desta onda óptica que surgiu a famosa calça listrada de preto e branco e aproveito para dar um conselho de amiga: Se você já tem a dita cuja, use o máximo que puder o quanto antes, porque em breve ninguém vai aguentar olhar para elas, e se você não tem, não vá  gastar seu rico dinheirinho com ela. Se você gosta da ideia de uma calça em preto e branco, que é muito bacana, procure outras padronagens e pode dar uma olhada no post Moda Feminina: Tendência Fashion – Preto e Branco para se inspirar.

Acho que estas estampas ficam especialmente bonitas em branco e preto e formando conjuntinho então, é um arraso.

Disse que gostava muito deste tipo de estampa em preto e branco mas abro uma enorme exceção para as criações de Peter Pilotto que sabe misturar as tendências étnicas e ópticas como ninguém. Quero a coleção completa!!!

Estampa Militar ou Camuflada: É uma estampa bem característica e que está super na moda. A estampa camuflada pode parecer sempre a mesma mas há uma grande varição nas tonalidades e também nas formas usadas para compor a estampa. Algumas formam desenhos quase “secretos” e que solicitam sua atenção para decifra-los. Karl Lagerfeld, o todo poderoso da Chanel, criou uma estampa camuflada que ostenta o seu perfil. Será que você consegue ver Karl na estampa abaixo?

Falei sobre o militarismo e dei muitas dicas no post Moda Feminina: Tendência Militar – Como Usar, confere lá para ver como adotar esta super tendência.

Todas estas estampas estão na moda, mas considero as ópticas e as de porcelana azul e branca super em acensão, uma aposta para o futuro. Nas suas próximas compras pense nelas com carinho.

Muitos beijos.

@crisknuttz

 

Gostou deste post? Veja estes outros!

Comentários via Facebook:

Deixe uma resposta