Moda Feminina: Tendência Militar – Como usar

militar

Acho que o militarismo fashion foi a primeira moda a surgir da customização, da habilidade feminina em usar os materiais que estavam disponíveis em uma época tão inóspita, como a da segunda guerra mundial, para produzir algo pessoal e único.

À aquela época, vários ateliês de costura localizados na Europa e principalmente em Paris, inclusive alguns bem famosos, foram fechados. A oferta de tecidos e aviamentos era extremamente escassa, algumas oficinas de costura continuaram funcionando para suprir a demanda de uniformes.

Mas não seria “uma simples guerra” que faria com que as mulheres da época andassem mal vestidas e mulambentas, e seguindo a natureza feminina de se virar com o que têm, elas passaram a  fazer suas roupas nas oficinas de uniformes, que naturalmente eram especializadas em uma determinada modelagem, tiveram que reformar e remodelar roupas antigas, quando era preciso substituir alguns botões, os de estilo militar eram os únicos disponíveis, assim como os tecidos mais pesados e escuros. Elas se valeram destas dificuldades para criar uma moda bem característica, que marcou uma época, e para mostrar um ímpeto de superação e otimismo.

Assim como outras tendências, o militarismo já esteve em evidência em outras épocas, e agora retorna mais uma vez. Desde que a Balmain criou  jaquetas com inspiração militar há algumas coleções atrás, que o militarismo foi chegando de mansinho.

A questão atual é como usar esta tendência. Evidentemente que você não vai sair fardada por ai, uma única peça já é suficiente para garantir um toque no seu look, e mostrar que você está por dentro.

Se você ainda está escolhendo qual peça deste estilo irá adquirir, dê prioridade aos casacos e jaquetas de padronagem camuflada, aquele tipo bem característico. Saiba que é uma peça que não terá vida tão longa, mas é a mais versátil, podendo ser usada de várias formas.

A linda Nati Vozza do Glam4You deu um show no quesito criatividade. Veja a foto abaixo e se inspire.

Se você gosta de investir em peças mais duradouras, escolha um casaco tipo parka verde musgo, ou como se diz, “verde militar”. Além de passar mais tempo no seu armário, também é bastante democrático.

A atriz Rachel McAdams usou seu casaco de inspiração militar de várias maneiras.

Casacos de inverno com inspiração militar são atemporais. Se você está de viagem marcada, invista sem medo, é uma peça que vai sempre estar na moda.

Uma calça de padronagem militar também é uma boa opção. Gwen Stefani, Cheryl Cole e Jessica Alba já adotaram.

Se você quiser fazer um mix de estampas se atente a cartela de cores que deve ser próxima, ou misture com uma listra bem clássica. Particularmente acho que o mix mais bonito é entre diferentes  padronagens camufladas, que neste caso não precisam ser de tonalidades próximas.

Se você não quiser se arriscar muito, sugiro as camisas lisas de tons neutros; brancas, nude, pretas, cinzas e as variações de verde. Se quiser se arriscar só um pouquinho, o vermelho e especialmente o vinho, ficam muito bonitos coordenados com verde musgo. A moça da foto acima confirma que a camisa jeans combina com tudo.

Acho bem legal os shorts, bermudões e saias desta padronagem. A peça que escolhi para entrar na onda, foi uma saia de brim, pela qual me apaixonei na hora que vi. Coordenei com um moletom marfim.

A Valentino lançou recentemente uma coleção de bolsas ( foto abaixo) com a padronagem militar. Aliás é uma excelente ideia para quem não quer usar uma roupa de estampa tão “chamativa” ou mesmo para um ambiente de trabalho mais formal. Escolha uma bolsa, uma echarpe, ou outro acessório bacana que faça referência a tendência e entre na onda.

 

Outra peça que gosto bastante é a camisa de inspiração militar, assim como a jaqueta, dá para coordenar com muita coisa. Lembre-se que basta uma peça de roupa para entrar na tendência, a não ser que se trate de um conjuntinho ou mix de estampas camufladas. Complete com acessório na mesma temática mas não exagere.

Beyonce usou uma jaqueta da Balmain para completar um look super básico, repare que como a jaqueta já é muito marcante, os outros acessórios da cantora, geralmente bem exuberante, estão bem discretos. Se inspire.

Em último caso, se você for do tipo discretíssima, que não gosta de investir em peças passageiras, mas gosta de seguir as tendências, compre uma calça cargo verde musgo, complete com peças básicas e acessórios do tema. Atenção para a modelagem de sua cargo; o corte atual não é tão grande, tem uma modelagem tipo boyfriend  não tão folgada. Se você preferir escolha uma skinny que não tem erro. Se inspire na foto abaixo.

Se ficar na dúvida, lembre-se que menos é mais e faça looks simples, básicos. Eles farão você ficar na moda sem correr o risco de ser detida pela policia fashion que vive de reparar e encontrar defeitos nas nossas produções, kkkkkkkkkk

 

Muitos beijos.

@crisknuttz

Gostou deste post? Veja estes outros!

Comentários via Facebook:

Deixe uma resposta