Moda Feminina: Tendência Fashion – Barroco

A cena final do desfile que a Dolce & Gabbana  apresentou na mais recente semana de moda de Milão, faz um resumo visual do Estilo Barroco. Estilo artístico que nasceu na Europa, mais precisamente na Itália, e se caracteriza pelo esplendor, opulência, exuberância, brilho rebuscado e  elegância nada discreta.

A tendência foi chegando devagarinho; primeiro com os óculos da Prada, que logo foram parar no rosto de mulheres estilosas, depois tivemos um revival das  camisas de seda com estampas de lenços, e  então vieram os maxi colares que se tornaram uma verdadeira febre.

Óculos da coleção Prada Baroque.

Repare na estampa do lenço abaixo; ela é a típica padronagem barroca. Bom lembrar que mesmo que você não seja simpatizante deste estilo, um lenço no pescoço ou  preso à bolsa  pode deixar seu look atual.

Além da Dolce & Gabbana, várias marcar como Marni, Stella McCartney e Jason Wo, investiram no estilo barroco, veja nas fotos abaixo.

 

Vamos interpretar os sinais: Evidentemente, que você não vai sair por aí usando tudo ao mesmo tempo agora! Escolha uma peça principal, que pode ser uma calça ou saia de brocado, um sapato, um blazer ou acessório marcante e monte seu look a partir dela, usando outras peças mais neutras.

Na montagem acima você pode ver peças usadas no desfile da Dolce & Gabbana em Milão. É muito fácil ficar over com esta tendência mas Selena Gomez usou o vestido da Dolce & Gabbana de forma corretíssima, apenas com uma sandália elegante, make  e acessórios discretos, deixando o vestido brilhar sozinho.

Veja algumas peças do estilo.

Se você for usar um vestido como estes da foto acima, repita a fórmula de Selena Gomez. Na foto abaixo, várias peças com referências barroca.

Alexandra Per combinou a calça de brocado com moletom, camisa, óculos Prada deixando o toque de ousadia para o sapato de animal print.

O blazer de tecido brocado além de ser uma das peças mais versáteis, agrega uma elegância instantânea ao seu look. Faça como a moça da foto abaixo e use sua imaginação.

Veja outros exemplos de como incorporar a tendência ao dia a dia.

As amigas fashionistas fotografadas na semana de moda de Paris, mostram um lindo mix de estampas e texturas.

Embora o brilho característico do estilo não esteja presente nos vestidos da foto abaixo, a padronagem barroca está, e faz destes modelos ótimas escolhas para o dia a dia ou para uma ocasião menos festiva.

Se você faz o e tipo mais informal, adote o estilo usando um short com padronagem ou tecido que remetam ao barroco. Coordene os de brocado com camisas de seda com transparência e salto alto, os estampados de brim podem ser usados no dia a dia com camisa de algodão ou malha.

De couro com bordados de pérolas é um luxo! Seguindo este estilo, Patrícia Bonaldi faz cada modelo mais lindo que outro.

Bordados com pérolas é outra característica do estilo barroco, e podemos dizer que um certo “exagero” é até permitido.

barroco

Digamos que você não quer investir no vestuário e prefere apenas dar um toque, com os acessórios certos, lembre-se que as peças devem ser de um tamanho razoável, predominantemente douradas, com designer rebuscado. Pérolas, cristais, cruzes, anjos e especialmente camafeus, são os detalhes aos quais você deve dar atenção.

 

Mira Duma usou uma profusão de camafeus e deu um toque especial ao look modernoso, um arraso!

Várias pulseiras com pedras também enriquecem qualquer look, pode apostar.

Vê se eu aguento uma coisa linda destas? É o tipo de sapato que sozinho faz a festa, e provavelmente a moça que o estava usando na semana de moda de Paris, sabe disto.

Mais referências.

Pelo que se viu na mais recente São Paulo Fashion Week, entre as marcas nacionais, a Colcci foi quem mais investiu na tendência, mas lojas como Renner, Riachuelo e Zara também colocaram em suas araras peças neste estilo, então sabendo para onde direcionar o seu olhar, com certeza você não terá dificuldades de encontrar peças interessantes.

Fica extremamente chic fazer um mix entre tecidos e usar uma saia brocada com uma blusa de tecido fino com transparências. Aliás transparência localizada é outra tendência e vou fazer um post sobre o tema nos próximos dias.

O barroco é uma tendência para quem não tem medo de “aparecer”, de chamar um pouco de atenção e que ao mesmo tempo aprecia a elegância e o glamour. Mesmo que você faça o tipo low profile é perfeitamente possível adotar o estilo dando apenas um toque nos seus looks. Pode acreditar: Você ainda verá muito deste estilo por aí.

Você tem interesse em conhecer melhor alguma outra tendência? Me diga qual.

Espero que tenha gostado, beijos.

@crisknuttz

Gostou deste post? Veja estes outros!

Comentários via Facebook:

Deixe uma resposta